Política e Administração Pública

Justiça eleitoral poderá passar a julgar conflitos em órgãos diretivos de partido políticos

25/05/2017 - 17:13  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os efeitos econômicos e sociais da Operação
Souza: é necessário dar atenção especial aos desdobramentos que as discussões intrapartidárias possuem na medida em que refletem, direta ou indiretamente, no processo eleitoral

Disputas internas e conflitos existentes em órgãos diretivos de partido políticos, se levados ao Poder Judiciário, deverão ser julgados pela Justiça Eleitoral. É o que determina o Projeto de Lei Complementar (PLP) 301/16, do deputado Sergio Souza (PMDB-PR), que altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65).

Atualmente, a competência para julgar conflitos intrapartidários é, em regra, atribuída à Justiça Comum. Excepcionalmente, apenas quando o conflito intrapartidário implicar diretamente no processo eleitoral, o caso é submetido à apreciação da Justiça Eleitoral. Exemplo disso são os casos em que se discute a legalidade de convenção partidária para escolha de candidatos.

Para Souza, o Código Eleitoral é antigo e precisa ser reformado. “É necessário compreender e dar atenção especial aos desdobramentos que as discussões intrapartidárias possuem na medida em que refletem, direta ou indiretamente, no processo eleitoral”, argumentou.

Tramitação
Antes de ser analisado pelo Plenário, o projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta