Política e Administração Pública

Maia pede liberação da Mesa Diretora para negociar impasse no Plenário

24/05/2017 - 16:16  

Assista ao vivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que, enquanto os deputados oposicionistas estiverem ocupando o entorno da Mesa Diretora dos trabalhos, não será possível negociar um encaminhamento para o impasse entre base governista e oposição.

A situação pretende continuar os trabalhos e a oposição quer o encerramento da sessão devido à repressão policial a manifestantes na Esplanada dos Ministérios.

Maia afirmou que, se houver a desocupação, ele encerrará a sessão e convocará outra com a Medida Provisória 765/16 em pauta. Essa MP reajusta a remuneração de várias carreiras do Executivo federal, como auditor-fiscal e analista tributário e os auditores-fiscais do trabalho. Essa matéria já teve a discussão iniciada e sua continuidade tinha sido prometida pelo presidente após questionamento do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Na sessão em andamento está na pauta a Medida Provisória 767/17, que aumenta as carências para concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e do salário-maternidade no caso de o segurado perder essa condição junto ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e retomá-la posteriormente.

Os deputados analisam requerimento de retirada de pauta da matéria, apresentado pelo Psol, mas líderes têm apelado para uma solução para o impasse.

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Newton Araújo

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.