Política e Administração Pública

Psol cobra em Plenário a análise dos pedidos de impeachment

24/05/2017 - 16:15  

Assista ao vivo

O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), cobrou há pouco do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a criação de uma comissão especial para analisar os 12 pedidos de impeachment apresentados contra o presidente da República, Michel Temer, desde a semana passada.

“Vossa Excelência não pode fugir a sua responsabilidade. Deve criar a comissão do impeachment de Michel Temer”, defendeu Braga, destacando que o tumulto nesta tarde em Brasília, em protesto contra o governo, é muito grave. “Tem pessoas feridas. Esta mesa está ocupada por um conjunto de parlamentares não é à toa. A Câmara não pode dar as costas ao que esta acontecendo na Esplanada”, disse.

Braga também acusou Maia de estar impedindo a votação da proposta que prevê eleições diretas no caso de vacância da Presidência e da Vice-Presidência da República a qualquer tempo do mandato, exceto nos seis últimos meses (PEC 227/16). “Vossa Excelência não pode impedir a votação da PEC que prevê eleições diretas já”, completou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que, enquanto a mesa dos trabalhos em Plenário estiver ocupada não há como negociar qualquer acordo. “Quando a mesa estiver liberada podemos começar a negociar qualquer tipo de acordo. Sem isso, vamos continuar os procedimentos”, disse.

Requerimento
Neste momento, o Plenário vota requerimento que pede a retirada de pauta da a Medida Provisória 767/17, que aumenta as carências para concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e do salário-maternidade no caso de o segurado perder essa condição junto ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e retomá-la posteriormente.

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Ralph Machado

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.