Política e Administração Pública

Seis partidos protestam contra Temer e obstruem votação de MP sobre FGTS

23/05/2017 - 18:30  

Assista ao vivo

Seis partidos de oposição (PT, PDT, PCdoB, Psol, Rede e PMB) obstruem neste momento a votação da Medida Provisória 763/16, que permite o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Questionado sobre como irá explicar aos trabalhadores a orientação do PT, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) rebateu. “Mais difícil é explicar ao trabalhador que este Congresso, depois de eleger Eduardo Cunha e colocar Michel Temer na Presidência [da República], não vai permitir ao trabalhador exercer o direito de eleger diretamente um novo presidente, deixando que esse novo presidente seja escolhido por um acordão”, disse Fontana.

O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), também disse que há uma articulação para que haja uma eleição indireta. O deputado pediu a saída de Temer da Presidência e defendeu eleições diretas. Ele ressaltou a necessidade de explicações sobre uma mala com R$ 500 mil recebida pelo deputado afastado Rocha Loures (PMDB-PR), em filmagem divulgada pela imprensa. Loures supostamente teria favorecido o grupo J&F, que controla o frigorífico JBS e outras empresas, a pedido do presidente Temer. “Não trataremos com normalidade aquilo que não é normal”, disse Glauber Braga.

Saque do FGTS
Favorável à proposta que permite ao trabalhador sacar o dinheiro de contas inativas do fundo, o deputado Cleber Verde (PRB-MA) disse que “a medida provisória é extremamente importante para os trabalhadores”.

Segundo Verde, mais de R$ 30 bilhões já foram sacados. “Temos trabalhadores que nasceram entre os meses de setembro e dezembro que não puderam sacar esses recursos. Serão prejudicados milhões de brasileiros. Essa é uma oportunidade para a oposição fazer uma reavaliação e permitir esse benefício aos trabalhadores”, disse.

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.