Política e Administração Pública

Governistas querem votar MP que autoriza saque de contas inativas do FGTS

Deputados de oposição, no entanto, reafirmam intenção de obstruir as votações em protesto contra denúncias relacionadas ao presidente Temer

23/05/2017 - 16:55  

Assista ao vivo

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) defendeu há pouco, em Plenário, a aprovação da Medida Provisória 763/16, que permite o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A MP é o primeiro item da pauta da segunda sessão extraordinária do dia, iniciada há pouco.

“É uma matéria que interessa a milhões de brasileiros que necessitam de uma oportunidade para vencer não só o desemprego neste momento de crise”, observou Cavalcante.

Para ele, por mais que a oposição tenha o direito de fazer obstrução, é importante estender a mão ao trabalhador no atual momento. “Nós, desta Casa, podemos estender a mão ao trabalhador e liberar o saque do FGTS para que essas pessoas possam quitar suas dívidas ou fazer as compras necessárias”, reforçou.

Obstrução
Por sua vez, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) sustentou que a questão não é apenas ser a favor ou contra a MP 763. “Vamos ter tempo para debater esta matéria. Mas agora a questão é outra. Nós vamos, sim, estabelecer aqui neste Plenário, tanto quanto possível, um processo de obstrução política, por uma razão muito simples: não assiste legitimidade ao senhor Michel Temer para ocupar a cadeira [da Presidência da República]”, disse Vargas.

Para o deputado do PT, Temer praticou crimes comuns no exercício do mandado. “Crime de prevaricação, de corrupção passiva, de obstrução da Justiça. Ouve um empresário que agora acusa de bandido. Então por que o recebeu? Por que não tomou atitude diante dos crimes revelados?”, questionou.

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.