Política e Administração Pública

Sessão solene comemora Dia Nacional do Líder Comunitário

16/05/2017 - 14:45  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão de Homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário
Deputados e líderes comunitários, durante a homenagem no Plenário Ulysses Guimarães

Os líderes comunitários foram homenageados na segunda-feira (8) em sessão solene da Câmara dos Deputados,

A homenagem foi solicitada pelos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Rôney Nemer (PP-DF), em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário (5 de maio).

Rôney Nemer destacou a importância do papel de líder comunitário. “Ele recolhe o sentimento da população e leva até os representantes da cidade”.

O deputado também lembrou a dedicação que essa função exige. “Muitas vezes, abdica de tempo com a família para ter melhores condições de ajudar”, disse.

O deputado Izalci citou a participação dos líderes na criação de sete cidades no Distrito Federal: Riacho Fundo I e II, Paranoá, Samambaia, Recanto das Emas, Santa Maria e São Sebastião. “Essas cidades foram construídas por Joaquim Roriz [ex-governador do DF] em perfeita sintonia com as lideranças comunitárias, o que ajudou a retirar as 64 favelas que existiam em Brasília”, contou.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a importância do trabalho comunitário. “É essencial para o funcionamento da democracia. Os líderes facilitam e estimulam a criação de uma consciência crítica e coletiva, assim levando todos a entenderem os seus direitos”. 

Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.