Política e Administração Pública

Comissão vota hoje relatório parcial sobre financiamento de campanhas eleitorais

16/05/2017 - 09:25  

A Comissão Especial da Reforma Política reúne-se hoje para discutir e votar o relatório parcial 3/17, com regras eleitorais, sistema eleitoral e modelo de financiamento de campanhas.

O texto é um substitutivo do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). A proposta institui as federações de partidos e a habilitação prévia de candidaturas, faculta às agremiações partidárias a realização de prévias e primárias, e prevê financiamento público de campanhas por meio de fundo eleitoral e financiamento privado mediante contribuição de pessoas físicas.

O substitutivo também permite a veiculação de propaganda eleitoral paga na internet, veda as coligações nas eleições proporcionais, estabelece a aplicação do sistema eleitoral proporcional de listas preordenadas para as eleições de 2018, 2020 e 2022 e fixa a antecedência de nove meses das eleições para os requisitos da filiação partidária e do domicílio eleitoral, além de dispor sobre normas de fidelidade partidária e de democracia interna dos partidos políticos.

A proposta altera as leis dos Partidos Políticos (9.096/95), das Eleições (9.504/97), o Código Eleitoral (4.737/65) e a Minirreforma Eleitoral de 2015 (13.165/15).

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 8 e poderá ser acompanhada ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.