Política e Administração Pública

Câmara homenageia, em sessão solene, o Dia do Trabalho

04/05/2017 - 17:08  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores
Sessão solene em homenagem aos trabalhadores, no Plenário Ulysses Guimarães

O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, foi homenageado pela Câmara nesta quinta-feira (4), em sessão solene. A homenagem foi solicitada pelos deputados Assis Melo (PCdoB-RS), Vicentinho (PT-SP) e Weverton Rocha (PDT-MA).

Vicentinho parabenizou a classe trabalhadora, lembrando das conquistas desde a Constituição de 1988. “Desde 88, conseguimos garantias como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho de 48 horas semanais para 44”. Mas o deputado também lamentou a aprovação do projeto de reforma trabalhista pela Câmara.

A greve geral que aconteceu no último dia 28 de abril foi destacada por Weverton Rocha. “Mostramos a força dos trabalhadores e a insatisfação popular”, disse o deputado, que sugeriu um pacto no qual nenhum setor seja prejudicado. “Se são necessários sacrifícios para o crescimento do País, que sejam compartilhados por todos os setores”, explicou.

Assis Melo criticou também as propostas discutidas na Casa. “Estamos vivendo um momento de grave ameaça à democracia. Não são apenas os direitos dos trabalhadores que estão em jogo, mas sim a soberania da Nação”.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou os anseios dos trabalhadores nos tempos atuais. “Hoje, o trabalhador não almeja somente um posto de trabalho e salário, mas também uma ocupação digna, exercida em condição de salubridade e segurança, que possa os garantir boa qualidade de vida”, afirmou.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.