Política e Administração Pública

Comissões permanentes também querem discutir reformas e situação econômica

23/03/2017 - 16:52  

Marcos Santos/USP Imagens
Trabalho - geral - emprego desemprego ocupação profissão atividade
As reformas da Previdência e trabalhista, em análise em comissões especiais, serão objeto de atenção de colegiados permanentes

As reformas da Previdência Social e trabalhista, além da recuperação da economia brasileira, serão temas importantes neste ano para as comissões de de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

O novo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), elencou duas prioridades neste ano: a reforma da Previdência e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gonçalves afirmou que pretende aliar as atividades da comissão aos debates promovidos pela comissão especial que analisa o projeto de reforma da Previdência (PEC 287/16) enviado à Câmara pelo governo. Médico, ele defendeu o aprimoramento do SUS. “A universalidade do SUS fica comprometida quando as pessoas mais pobres não tem acesso ao serviço.”

A discussão sobre a qualidade de vida será uma das missões da Comissão do Idoso, anunciou o presidente do colegiado, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

“Infelizmente, o idoso no Brasil não é respeitado como deveria ser. O IBGE tem mostrado que no ano de 2030 serão 30% da população. Portanto, é muito importante que a comissão e a Câmara se posicionem sobre o tema”, disse.

Retomada da economia
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente da Comissão de Trabalho, disse que o colegiado vai acompanhar as discussões sobre reforma trabalhista, em análise em comissão especial. “Como colegiado permanente, a Comissão de Trabalho tem obrigação de participar do debate”, disse.

“Queremos atrair a sociedade para essa discussão, de modo que tenhamos uma legislação que garanta os direitos dos trabalhadores”, afirmou Orlando Silva, ressaltando a importância do assunto em razão dos quase 13 milhões de desempregados no Brasil.

A situação econômica será um dos temas da Comissão de Finanças e Tributação, informou o novo presidente do colegiado, deputado Covatti Filho (PP-RS). “Sabemos que este será um ano um pouco tumultuado, mas não tenho dúvidas que iremos fazer o melhor para o País”, disse.

O deputado Lucas Vergilio (SD-GO), novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, também se manifestou sobre o tema. “Esperamos contribuir com a retomada do País, tanto na geração de emprego como na geração de renda. Precisamos crescer.”

Confira entrevistas com todos os 25 presidentes no canal oficial da Câmara no Youtube

Reportagem - Antonio Vital, Janary Júnior, Mônica Thaty e Noéli Nobre
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.