Política e Administração Pública

Começa Ordem do Dia para votar propostas sobre garantias para mulheres e crianças contra violência

21/02/2017 - 12:36  

Assista ao vivo

Começou há pouco a Ordem do Dia do Plenário e os deputados analisam neste momento o Projeto de Lei 3792/15, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que cria um sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes que sejam testemunhas ou vítimas de violência. Relatora da proposta, a deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), apresenta na tribuna uma complementação de voto que promover alterações no relatório lido por ela ontem em Plenário.

O substitutivo da relatora determina, por exemplo, regras para os depoimentos dados por elas, com a garantia de que as vítimas de violência, especialmente sexual, sejam ouvidas apenas por profissionais devidamente capacitados dos órgãos da saúde, assistência social e segurança responsáveis diretamente pelo atendimento dessas situações.

Logo no início da sessão, os deputados aprovaram urgência para proposta que regulamenta o pagamento de gorjetas em todo o País. A medida, que está prevista no Projeto de Lei 252/07, do ex-deputado Gilmar Machadopassa a contar da pauta e poderá ser votada ainda hoje.

Além de tornar obrigatório o repasse da gorjeta - taxa de serviço de 10% - cobrada dos clientes, a proposta prevê que esses valores passarão a compor uma parcela variável do salário fixo.

Assista também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.