Política e Administração Pública

Análise do projeto de nova repatriação começa com obstrução do Psol

15/02/2017 - 17:57   •   Atualizado em 15/02/2017 - 18:15

Assista ao vivo

O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), apresentou requerimentos para tentar impedir a análise do projeto que reabre prazo para legalização de dinheiro mantido irregularmente no exterior por brasileiros (PL 6568/16), conhecido como nova repatriação. O projeto começou a ser discutido no Plenário.

Para o deputado, a proposta vai beneficiar parentes de agentes públicos, o que não estava previsto na lei original. “O que está se votando aqui é anistia de punibilidade para caso específico de quem mandou dinheiro ilegalmente para o exterior, inclusive para parentes de agentes públicos, com a punibilidade extinta”, criticou.

O relator da proposta, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), disse que a proibição de adesão ao programa de legalização de ativos por parentes e servidores públicos já está sendo questionada na Justiça. “É importante entender se é constitucional ou inconstitucional a distinção de pessoas com funções públicas para a legalização de ativos lícitos”, afirmou.

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), por outro lado, disse que o mérito da proposta já foi discutido na votação da lei que vigorou até 31 de outubro do ano passado. “Trata-se de reabertura do prazo”, disse.

Regularização
De autoria do Senado, o Projeto de Lei 6568/16 propõe aumento do tributo cobrado para regularizar os recursos, de 15% para 17,5%, com igual índice para a multa.

Ao participar do programa de regularização de ativos enviados ilegalmente ao exterior, o contribuinte será anistiado de vários crimes tributários relacionados aos valores declarados, como sonegação fiscal ou descaminho, e para outros listados em leis específicas, a exemplo da lei sobre lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Alexandre Baldy apresentará relatório da matéria pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Mais informações a seguir 

Assista ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Carol Siqueira e Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6568/2016

Íntegra da proposta