Política e Administração Pública

Indeferimento de candidaturas causa confusão em sessão para eleger Mesa

02/02/2017 - 17:59  

Durante a sessão de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (2), a impugnação de algumas candidaturas causou confusão. A Mesa decidiu que apenas candidatos do mesmo partido poderiam se candidatar aos cargos escolhidos pelas legendas, e não candidatos pertencentes a qualquer partido integrante do bloco partidário com direito à vaga.

O deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), que teve sua candidatura à 1ª secretaria impugnada, apresentou recurso e questão de ordem contra a decisão da Mesa. Para ele, a decisão foi casuística e arbitrária, já que em eleições anteriores as candidaturas avulsas de deputados do mesmo bloco partidário do candidato oficial eram aceitas.

O deputado Beto Mansur (PRB-SP), que presidia a sessão, indeferiu a questão e disse que qualquer recurso contra a impugnação de candidaturas pela Mesa deveria ter sido feito antes de iniciada a sessão. O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), que teve a candidatura à 1ª vice-presidência indeferida, tentou formular nova questão de ordem sobre o indeferimento, que também foi rejeitada por Mansur, gerando muitos protestos de Costa.

Vaga da Minoria
Outra questão que gerou divergências durante a votação foi o direito da Minoria de ocupar uma vaga na Mesa Diretora. À Minoria coube uma vaga de suplência de secretaria, em razão do acordo fechado entre os líderes com base nos blocos partidários.

Porém, o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), apresentou questão de ordem contra essa decisão, argumentando que a suplência não faz parte da Mesa e que a Minoria estaria sendo excluída. Beto Mansur rejeitou a questão, alegando que os cargos da Mesa são em número de 11 e incluem 7 titulares e 4 suplentes.

Reportagem – Lara Haje e Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.