Política e Administração Pública

Questão de ordem que pedia vaga na Mesa para Minoria é indeferida

Acordo garantiu à Minoria uma vaga de suplência nas secretarias, mas o líder do PT pedia uma vaga de titular

02/02/2017 - 11:25  

Assista ao vivo

O deputado Beto Mansur (PRB-SP), que preside a sessão da Câmara neste momento, indeferiu questão de ordem apresentada pelo líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), reivindicando o direito de a Minoria a ocupar uma vaga na Mesa Diretora.

À Minoria coube uma vaga de suplência de secretaria, em razão do acordo fechado entre os líderes com base nos blocos partidários. Zarattini, porém, argumentou que a suplência não faz parte da Mesa. “O suplente sequer participa da reunião da Mesa. A Minoria está sendo excluída”, reclamou durante a sessão destinada justamente a eleger a Mesa.

Beto Mansur explicou que os cargos da Mesa são em número de 11 e incluem sete titulares e quatro suplentes. “Essa decisão se deu em uma questão de ordem dirimida em 1991 pelo deputado Ulysses Guimarães”, relembrou Mansur. “O suplente, normalmente na vaga de algum secretário e tem direito a voto e a fala”, ressaltou.

O líder do PV, deputado Evandro Gussi (SP), também entende que, ainda que seja pela suplência, a participação da Minoria na Mesa está garantida.

Reclamação
Mansur aceitou a questão de ordem como reclamação e disse que a encaminharia à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para análise. Segundo ele, Zarattini estava presente na reunião de líderes que tratou da divisão dos cargos. Zarattini disse que recorreria do indeferimento ao Plenário, mas Mansur disse que não cabia recurso.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.