Política e Administração Pública

Luiza Erundina é deputada federal desde 1999

01/02/2017 - 13:19  

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) está em seu quinto mandato como deputada federal. Ela é assistente social e assumiu seu primeiro cargo público no ano de 1958, quando foi Secretária de Educação de Campina Grande, na Paraíba.

Erundina, que já pertenceu ao PSB e ao PT, foi prefeita de São Paulo, ministra da administração federal do governo Itamar Franco e atualmente ocupava o cargo de suplente na Mesa Diretora.

No Parlamento, Erundina é autora de diversos projetos em defesa da democratização da comunicação e nos direitos humanos e minorias. Um dos seus projetos (PL 590/06) garante a representação proporcional de cada sexo na composição das mesas e comissões. Também é autora da proposta de emenda à Constituição que reduz de 65 para 60 anos o direito ao transporte coletivo gratuito (PEC 151/99). Outro projeto da deputada (PL 4685/12) cria o Sistema Nacional de Economia Solidária para fomentar empreendimentos econômicos solidários.

Luiza Erundina também coordenou a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e foi integrante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, na qual, coordenou a Subcomissão Permanente de Memória, Verdade e Justiça.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.