Política e Administração Pública

Marun diz que texto aprovado pela Câmara avança no combate à corrupção

06/12/2016 - 20:05  

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) defendeu em Plenário o texto do pacote anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada (PL 4850/16). Marun citou pontos que avançam a legislação atual sobre o tema.

“Aumentamos as penas para os crimes de corrupção, transformamos em crime hediondo o crime de corrupção de grandes valores, aceleramos o processo e criminalizamos o caixa dois”, disse Marun, que falou em nome da liderança do PMDB.

Marun destacou ainda pontos incluídos pelos deputados no texto: a criminalização do descumprimento de prerrogativas da advocacia e o crime de responsabilidade de integrantes do Ministério Público e magistrados. De acordo com o deputado, como as medidas aprovadas reforçam a acusação, também seria necessário valorizar a defesa.

Quanto ao crime de responsabilidade, Marun ressaltou que todos devem responder por eventuais condutas ilícitas. “Como todos os brasileiros, se agirem de forma ilícita, devem sim ser punidos”, afirmou.

Procedimentos de votação
O deputado também rebateu críticas à forma de votação do pacote anticorrupção. Ele lembrou que é comum votações polêmicas avançarem madrugada adentro, como ocorreu na discussão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Voto de madrugada é praxe na Câmara. Se é certo ou errado eu não sei, mas não cabe àqueles que aplaudiram o impeachment de forma hipócrita criticarem a votação das medidas anticorrupção”, afirmou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3855/2019

Íntegra da proposta