Política e Administração Pública

Câmara homenageia Dia Mundial de Luta Contra a Aids

05/12/2016 - 17:15  

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Na sessão, a deputada Erika Kokay defendeu a participação dos jovens em debates sobre o tema

A Câmara realizou sessão solene nesta segunda-feira (5) em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em primeiro de dezembro.

Autora do requerimento para a homenagem, a deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a proposta de emenda à Constituição que limita o teto de gastos públicos (PEC 241/16) e disse que ela significa um retrocesso no combate à doença.

“A PEC não mexe na principal despesa do Pais, que é a despesa financeira com juros da divida. Eles continuam crescendo e levando o Orçamento brasileiro. Mexer no fundo de politicas publicas é desestruturante”, disse.

A deputada também alertou para a incidência da aids entre os mais jovens e a necessidade de essa parcela da população participar dos debates sobre o tema.

“Os jovens entre 20 a 34 anos representam mais de 47% dos portadores do vírus. É preciso que eles tenham espaço de fala. A juventude tem sido esquecida, por isso ela busca ocupar o lugar que lhe pertence: as escolas. Se temos uma escola amordaçada, onde não se discutem os direitos, se retiramos a necessidade da sociologia, da filosofia, isso vai ter um reflexo sobre nossa humanidade. Com fundamentalismo e discriminação não se constrói politica pública. É impossível ela ser pública e eficaz”, criticou.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a discriminação contra os doentes ainda é o maior obstáculo no combate à aids. “É uma doença rodeada de mitos e preconceitos”, disse Maia, acrescentando que o Brasil tem um programa modelo de combate à aids, mas que muito ainda pode ser feito, como ampliar as campanhas de prevenção.

Durante a sessão solene, representantes de ONGs denunciaram racionamento, na rede pública de saúde, de medicamentos distribuídos a portadores do HIV e pediram mais campanha de prevenção e educação para os jovens.  

Reportagem - João Vitor Silva
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.