Política e Administração Pública

Comissão de Fiscalização e Controle ouve depoimento de ex-presidente da Transpetro

05/12/2016 - 09:30  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ouve nesta terça-feira (6) o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O ex-dirigente da subsidiária da Petrobras responsável por transporte e logística de combustível foi um dos delatores da Operação Lava-Jato.

Aos procuradores, admitiu ter repassado propina a mais de 20 políticos de seis partidos. Gravações de conversas feitas por Machado levaram ao pedido de demissão do ex-ministro do Planejamento do governo Temer, Romero Jucá, em maio, por suposto pacto para "estancar" as investigações da Lava-Jato.

A audiência pública foi pedida pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), sob o argumento de buscar transparência nas ações de Sérgio Machado e do governo em relação à Lava-Jato. "Nós queremos saber todas as informações relativas às ações da Transpetro: os recursos que são destinados, os projetos, quais são os sujeitos, as instituições e as empresas envolvidos”, afirmou.

Para Leão, é Sérgio Machado quem conhece o inteiro teor dessa negociação. “A comissão precisa ter as informações para emitirmos o parecer, do ponto de vista de controle, se essas ações estão corretas e sintonizadas com o interesse público”, acrescenta.

Na justificativa da audiência pública, o deputado Adelmo Carneiro Leão também cita a intenção de aproveitar o depoimento de Sérgio Machado para ilustrar recente entrevista ao jornal O Globo do ex-advogado geral da União, Fábio Medina Osório, que também denunciou supostas articulações de integrantes do governo Temer para barrar a Operação Lava-Jato. Osório foi exonerado em setembro.

O debate será realizado às 11 horas, em plenário a definir.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.