Política e Administração Pública

Deputados defendem inclusão de crime de responsabilidade para promotores e juízes

30/11/2016 - 00:39  

Assista ao vivo

Vários deputados defenderam a votação de um requerimento que acelera a votação da emenda para incluir no pacote anticorrupção (PL 4850/16) o crime de responsabilidade de juízes e promotores.

Pela emenda, poderão ser julgados por esses crimes os promotores e magistrados que atuem com motivação político-partidária na sua jurisdição. O atraso deliberado também poderá ser punido.

O deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) disse que a medida busca aproximar essas duas categorias dos cidadãos comuns. “Temos a oportunidade de tornar juízes e promotores brasileiros como os outros. Porque hoje, se alguém faz uma nota contra juízes e promotores, é processado. Mas quando eles recebem mais de R$ 100 mil, nada acontece”, disse.

O deputado Arthur Lira (PP-AL) também defendeu a medida. “Essa emenda serve justamente para que todos sejam iguais perante a lei e respondam pelos excessos que cometerem”, defendeu.

O líder do PDT, deputado Weverton Rocha (MA), afirmou que promotores e juízes devem ser tratados como outros agentes públicos. “A primeira medida deste pacote deveria ser o fim dos privilégios e abusos de poder da categoria deles. Não pode haver castas”, disse.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3855/2019

Íntegra da proposta