Política e Administração Pública

Plenário aprova segurança privada como assunto de interesse nacional

29/11/2016 - 20:57  

Assista ao vivo

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 297 votos a 51, destaque do Solidariedade ao Projeto de Lei 4238/12, do Senado, que inclui trecho classificando o tema da segurança privada e da segurança das dependências das instituições financeiras como de interesse nacional.

Os deputados já aprovaram emenda substitutiva do deputado Wellington Roberto (PR-PB) ao projeto, que regulamenta a atuação das empresas de segurança privada e de transporte de valores e disciplina detalhes da segurança em bancos.

Está em debate, no momento, destaque do PRB que pretende retirar das atribuições das empresas de segurança privada o serviço de segurança perimetral nas muralhas e guaritas de estabelecimentos prisionais. Essa atividade, segundo o texto, somente pode ser exercida se houver gestão privada de presídios.

Conhecido como Estatuto da Segurança Privada, o projeto estabelece normas que deverão ser seguidas por essas empresas, remetendo à Polícia Federal a atribuição de autorizar seu funcionamento e de controlar e fiscalizar a atuação delas com a cobrança de taxas.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4238/2012

Íntegra da proposta