Política e Administração Pública

Presidente do TSE defende revisão de lei que exige impressão de votos

29/11/2016 - 13:16  

Assista ao vivo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, defendeu há pouco a revisão da lei aprovada em 2015 pelo Congresso que exige a impressão de votos já em 2018 (Lei 13.165/15).

Ele participa de audiência pública na Comissão Especial da Reforma Política e respondeu a questionamento do deputado Esperidião Amin (PP-SC) sobre a aplicação da lei.

Mendes disse que as providências para a aplicação da lei já estão sendo tomadas pelo TSE, mas não sabe se o modelo de impressão de votos poderá ser inteiramente implementado em 2018.

O ministro garantiu que as urnas são auditadas e verificadas, mas apontou que poucos partidos políticos têm demonstrado interesse em participar da verificação. “Ninguém duvida que o sistema atual tem funcionado bem”, disse.

Segundo Mendes, o modelo de votos em cédulas de papel provocava manipulações, como cédulas que desapareciam. “A urna eletrônica foi resposta a isso”, salientou.

Manipulação descartada
Para o presidente do TSE, a derrota do PSDB nas últimas eleições presidencial não se relaciona com manipulação das urnas eletrônicas, como foi sugerido à época pelo partido, mas com a existência de “caixa dois” nas eleições.

Na visão de Mendes, é justamente a existência de caixa dois, tornada transparente pela Operação Lava Jato, que pode possibilitar uma reforma do sistema eleitoral agora, após diversas tentativas frustradas do Parlamento.

O debate continua no plenário 5.

Mais informações a seguir.

Assista ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.