Política e Administração Pública

Bancada feminina vai discutir presença da mulher na política

Seminário internacional a ser realizado em dezembro abordará também combate à violência contra mulheres, equidade de gênero no mercado de trabalho e protagonismo feminino em movimentos sociais

10/11/2016 - 15:49  

Um seminário internacional sobre a participação política, econômica e social das mulheres marcará o encerramento das ações das deputadas e senadores em 2016. O anúncio foi feito no café da manhã da bancada feminina no Congresso, realizado na quarta-feira (9), no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado.

O seminário “Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social” está previsto para o período de 13 a 15 de dezembro, em Brasília. Em quatro painéis programados, serão abordados temas da pauta feminina e elaborado um documento pela manutenção dos direitos das mulheres a ser dirigido às lideranças políticas nos legislativos federal, estaduais e municipais em 2017.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião da Secretaria da Mulher. Dep. Ana Perugini (PT-SP)
Ana Perugini: é preciso discutir a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres

A deputada Ana Perugini (PT-SP), coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, defendeu a necessidade de abordar no seminário a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas mais diversas áreas.

A parlamentar participou da 13ª Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, entre os dias 25 e 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. No encontro, foi aprovada a Estratégia de Montevidéu para alcançar a igualdade de gênero na região até 2030.

Painéis
O primeiro painel do seminário de dezembro abordará as experiências internacionais de observatórios de violência contra as mulheres, com a presença de representantes de Portugal, Peru, Espanha e México.

O segundo discutirá a presença das mulheres no Poder Legislativo. Senadoras, deputadas federais, distritais e vereadoras reforçarão a campanha “Mais Mulheres na Política”, em defesa da proposta (PEC 134/15), aprovada ontem em comissão especial da Câmara, que reserva vagas para mulheres nos legislativos federal, estaduais e municipais.

O terceiro painel debaterá o empoderamento da mulher nas empresas e abordará experiências vitoriosas realizadas em corporações que respeitam a equidade de gênero no trabalho.

No quarto e último painel, entidades de segmentos de mulheres de todo o Brasil debaterão o protagonismo feminino na liderança do movimento organizado, com destaque para negras, estudantes, indígenas, LGBTs, sindicalistas, jovens e idosas.

Da Redação – MO
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.