Política e Administração Pública

Neste segundo turno, 14 deputados disputam prefeituras

30/10/2016 - 15:14  

No primeiro turno destas eleições municipais, oito deputados foram eleitos prefeitos – outros dois como vices. Agora, 14 disputam o segundo turno para prefeito e mais dois para vice.

Os números são inferiores aos do pleito de 2012, quando 15 deputados foram eleitos no primeiro turno e 18 disputaram o segundo.

O advogado especialista em direito eleitoral Luciano Santos disse que esse índice menor de parlamentares eleitos pode ser interpretado, numa primeira análise, como um certo desgaste da classe política.

“Tínhamos uma perspectiva de que, com o fim do financiamento empresarial, aqueles com mandato poderiam ter uma vantagem sobre os demais. Mas, pelo resultado, parece que a população está rejeitando aqueles que são políticos há muito tempo e pensando em uma renovação”, afirmou.

“Mas a renovação acaba não acontecendo porque muitos outros candidatos tem relação muito próxima com o poder. Então, na prática a renovação não acontece efetivamente.”

De acordo com Santos, é necessária uma reforma política que garanta ao eleitor mais participação nos mandatos dos eleitos e mais transparência dos gestores públicos.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.