Política e Administração Pública

Maia espera aprovação de PEC do Teto dos Gastos nesta terça-feira

24/10/2016 - 12:50   •   Atualizado em 24/10/2016 - 17:05

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que espera a aprovação nesta terça-feira (25) da Proposta de Emenda à Constituição que estabelece limite para a variação dos gastos públicos (PEC 241/16). Maia está em São Paulo e participou nesta segunda-feira (24) de dois eventos com empresários e representantes do mercado financeiro.

“Vamos caminhar para as outras reformas, mostrando aos brasileiros e aos investidores que o Brasil está voltando ao rumo correto, ao rumo do reequilíbrio fiscal”, disse. “Importante para o governo é ganhar, e eu acredito nesta PEC”, afirmou.

Nesta noite, Maia receberá parlamentares para um jantar na residência oficial da Câmara – está prevista a participação o presidente Michel Temer. Antes, há previsão de votação em Plenário dos destaques do projeto que muda as regras para exploração da camada pré-sal (PL 4567/16).

Reforma da Previdência
Além da aprovação da PEC do Teto dos Gastos, o presidente da Câmara destacou a importância de aprovar uma reforma da Previdência para que sejam garantidos, no futuro, os recursos para pagamento das aposentadorias e pensões.

“O sistema, se continuar do jeito que está, daqui a 10, 15 anos, com a PEC do Teto, o Brasil só vai ter dinheiro para pagar a Previdência, não vai ter dinheiro para mais nada”, avaliou Rodrigo Maia. “Há um desequilíbrio fiscal, um endividamento crescente. As taxas de juros vão continuar crescendo se as reformas não forem feitas: vão mais do que dobrar”, continuou.

Repatriação
O presidente da Câmara afirmou ainda que que, se o governo demostre interesse em votar a alteração da lei que regulariza ativos no exterior, não será contra. Segundo Maia, em um momento de crise, não se pode abrir mão de recursos.

“Tenho sempre a esperança que o governo possa fazer alguma coisa, pedir para votar [a repatriação]. O que não acho seguro é abrir mão de alguma arrecadação em um momento em que estados e municípios podem fechar o ano sem pagar o 13º salário”, afirmou.

Operação Lava Jato
Rodrigo Maia também questionou a operação da Polícia Federal realizada na última sexta feira (21) que cumpriu mandados de prisão de quatro policiais legislativos do Senado, além de busca e apreensão de documentos naquela Casa. “Estou conversando com advogados para saber se um juiz de primeira instância poderia ter autorizado”, declarou.

Segundo a PF e o Ministério Público Federal, o objetivo da ação foi desarticular uma associação criminosa que buscava obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Sobre a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha, o presidente da Câmara negou que haja impacto nas votações na Casa. “A pauta do Brasil é o teto dos gastos, a reforma da Previdência, e no ano que vem discutir a reforma trabalhista. Queremos chegar em 2018 com o País voltando a crescer”, afirmou Maia.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 241/2016

Íntegra da proposta