Política e Administração Pública

Em homenagem a Dia do Dentista, deputados pedem valorização desses profissionais

21/10/2016 - 17:51  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Comemoração ao Dia do Dentista
Na sessão, parlamentares ressaltaram importância do dentista para a saúde da população

Em sessão solene nesta sexta-feira (21), a Câmara dos Deputados homenageou o Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro, data em que foram instituídos os primeiros cursos de odontologia no País

Autor do requerimento para a realização da homenagem, o deputado Izalci (PSDB-DF) disse que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo, mas ressaltou o acesso limitado da população a esses profissionais.

"Boa parte dos brasileiros ainda não tem acesso a tratamento odontológico porque os dentistas são desestimulados pelo poder público a ajudar quem mais precisa”, disse

A deputada Érika Kokay (PT-DF) defendeu salários maiores para esses profissionais. “Não podemos permitir que haja uma diferenciação salarial para profissionais de uma saúde que tem repercussão em todos os espaços da nossa vida. Um médico não substitui um dentista”, comparou.

Para a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), os dentistas devem ser homenageados pela formação, dedicação, bravura, determinação e vocação de cuidar das pessoas e de “fazê-las sorrir”.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que os dentistas são responsáveis pela melhoria das condições de vida das pessoas, contribuindo, de modo significativo, para o resgate da autoestima de seus pacientes.

Reportagem - Clara Sasse
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.