Política e Administração Pública

Observadores internacionais das eleições visitam o Congresso Nacional

30/09/2016 - 19:04  

Autoridades eleitorais de 14 países e da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão no Brasil para acompanhar a reta final das eleições municipais.

Nesta sexta-feira, eles conheceram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Museu do Voto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio Itamaraty e o Congresso Nacional, onde fizeram um "tour" de visitação pela Câmara e o Senado.

As autoridades foram convidadas pelo TSE a conhecer o processo eleitoral brasileiro e, principalmente, o sistema eletrônico de votação, já usado há 20 anos no Brasil.

O presidente da comissão eleitoral da capital angolana, Manoel Pereira da Silva, destacou o interesse de seu país na organização de um processo eleitoral complexo, como o brasileiro, que envolve mais de 500 mil candidatos em 5.568 municípios. "O processo eleitoral aqui no Brasil, pelo que vemos, vai decorrer normalmente sem grandes sobressaltos. O que nos leva a querer aprender um pouco sobre a forma como organizar um processo eleitoral a esse nível de municípios, porque, com essa aprendizagem, podemos aumentar o nosso background nos processos subsequentes em Angola".

Os observadores internacionais vêm de Angola, Bolívia, Botsuana, Coreia do Sul, Costa Rica, Geórgia, Guiné, Guiné-Bissau, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Rússia.

No domingo (3), eles vão acompanhar a votação em sessões eleitorais de Goiânia e, à tarde, retornarão ao prédio do TSE, em Brasília, para observar a apuração dos resultados.

Reportagem - José Carlos Oliveira/ RCA
Com informações da Rádio Justiça

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.