Política e Administração Pública

Participantes do Parlamento Jovem simulam hoje atividades de comissões da Câmara

29/09/2016 - 09:01  

No penúltimo dia da 13ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), os estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares selecionados para vivenciar o processo democrático simulam o trabalho das comissões da Câmara dos Deputados. Os jovens vão deliberar sobre proposições apresentadas por eles mesmos. Amanhã (30), haverá uma simulação de uma sessão plenária. 

O programa simula uma jornada parlamentar em que jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados federais, com o objetivo de estimular a discussão de temas como política, cidadania e participação popular nas escolas. A ideia é despertar a reflexão crítica e a representação política.

Nesta edição, os 78 participantes do programa foram selecionados entre 1.425 inscritos. Os interessados em viver essa experiência tiveram que elaborar um projeto de lei visando melhorar a realidade do País. Essas propostas serviram de base para a seleção.

Público-alvo
Com início em 2004, o Parlamento Jovem Brasileiro é direcionado a estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. São alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjbn e na fan page do PJB:  www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

Confira a programação

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.