Política e Administração Pública

Auditor descarta mudança de entendimento do TCU quanto a decretos e pedaladas

25/08/2016 - 22:04  

O auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Carlos Costa D'Ávila Carvalho Júnior, uma das testemunhas de acusação no julgamento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, negou que o tribunal tenha mudado seu entendimento quanto às denúncias feitas. “Nunca fiz nenhuma instrução no TCU que tivessem sido diferente desse entendimento sobre a matéria”, disse.

Quanto aos decretos de crédito, ele descartou inovações do tribunal, e explicou que as chamadas “pedaladas” nunca haviam ocorrido no passado, e que, por isso, o TCU não poderia ter se manifestado antes.

Carvalho Júnior classificou o uso de bancos públicos para o financiamento de políticas públicas, como um abuso da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Os atrasos anteriores eram de um mês, nunca no volume ou no formato que houve”, disse.

O problema, para o auditor, é que a União controla os bancos públicos, e não deve usar esse controle para conseguir recursos de forma ilícita. “Esse é o espírito da LRF, que foi criada após os bancos estaduais no Brasil serem extintos porque os governos abusaram de seu controle”, disse.

Os bancos públicos, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNDES, são responsáveis pela distribuição de diversos programas governamentais, e o governo Dilma é acusado de ter atrasado repasses no valor de R$ 60 bilhões, o que na opinião do auditor configura um empréstimo irregular, e justifica o impeachment.

A tese de que o TCU mudou seu entendimento é um dos questionamentos feitos pela defesa da presidente.

Estão inscritos para questionar o auditor 24 senadores. 

Veja roteiro da sessão final do processo de impeachment

Testemunhas que serão ouvidas na sessão final do processo de impeachment

Veja os principais documentos do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Mais informações a seguir

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.