Política e Administração Pública

Procurador do TCU fala como informante e diz que houve crimes nas contas de Dilma

25/08/2016 - 16:12  

Por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, o procurador junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, deixou de ser considerado testemunha no julgamento do impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff, e foi ouvido como informante. Lewandowski levou em conta o fato de Júlio Marcelo ter se manifestado pelo Facebook chamando pessoas para um ato a favor da rejeição das contas da presidente, o que não é compatível, para o ministro, com a função de procurador.

Na prática, o depoimento dele perde um pouco a força, porque em um julgamento suas palavras não poderiam ser usadas como prova. A defesa de Dilma, feita pelo ex-deputado José Eduardo Cardoso, questionou a motivação do procurador, o que causou a decisão de Lewandowski.

Crimes
O procurador defendeu o entendimento dos ministros do TCU de que houve crimes contra as leis fiscais e, por consequência, contra a Constituição. Oliveira explicou que os decretos editados por Dilma foram feitos sem autorização do Congresso, o que atenta contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A autorização para esses decretos dada pelo Congresso tinha uma ressalva, que eles fossem compatíveis com a meta fiscal, o que não foi cumprido”, disse.

A suplementação de créditos só pode acontecer com autorização do Congresso Nacional, e apesar de haver uma autorização anual para esse tipo de transferência, o projeto que mudava a meta fiscal ainda não havia sido aprovado no Congresso quando os decretos foram editados.

Ele frisou que a meta tem força de lei, não é um mero desejo, e o envio de uma nova meta ao Congresso não invalida a lei que está em vigor. A meta foi alterada em dezembro, e os decretos foram assinados por Dilma em julho e agosto de 2015.

Questionado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o procurador entendeu que as chamadas “pedaladas”, atrasos no repasse de recursos para bancos públicos, foram uma maquiagem das contas públicas. Para ele, esse atraso caracterizou um empréstimo, o que precisa de autorização do Congresso.

Júlio Marcelo disse que o TCU não mudou seu entendimento sobre essas operações com bancos públicos, que vinham sendo feitas até 2014 e nunca haviam sido questionadas. A defesa da presidente afastada argumenta que assim que o TCU mudou esse entendimento em 2015 os atrasos foram pagos, mas o procurador diz que o TCU nunca havia dito que esses atrasos eram lícitos.

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira participa da sessão final de julgamento do pedido de impeachment contra a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, no plenário do Senado. 

Veja roteiro da sessão final do processo de impeachment

Testemunhas que serão ouvidas na sessão final do processo de impeachment

Veja os principais documentos do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Mais informações a seguir

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.