Política e Administração Pública

Designados relatores de processos instaurados no Conselho de Ética

Os processos são contra os deputados Jair Bolsonaro, Jean Wyllys, Laerte Bessa e Wladimir Costa. O parecer das representações deve ser apresentado em dez dias úteis a partir de amanhã. O prazo vence em 31 de agosto.

17/08/2016 - 16:45  

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, José Carlos Araújo (PR-BA), designou os relatores dos quatro processos instaurados no colegiado na última semana.

O relator do processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é o deputado Odorico Monteiro (Pros-CE). Bolsonaro é acusado pelo PV de quebra de decoro por apologia à tortura na sessão da Câmara que autorizou a abertura do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

O processo contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) será relatado pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O parlamentar é acusado de quebra de decoro pelo PSC por ter supostamente associado os nomes dos deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Jair Bolsonaro (RJ) e Pr. Marco Feliciano (SP) ao atentado que resultou na morte de 50 pessoas em uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos.

O relator designado para o processo contra o deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS). Bessa é acusado pelo PT de proferir, em discurso no Plenário da Câmara, ofensas não apenas contra o partido, mas também contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiados do partido.

Para relatar a representação contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA), o escolhido pelo presidente José Carlos Araújo foi o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). Costa é acusado pelo PT de quebra de decoro por ter ofendido o partido e seus filiados em reunião do Conselho de Ética que recomendou a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

De acordo com o Código de Ética e Decoro Parlamentar, o parecer pela admissibilidade ou não das representações deve ser apresentado em dez dias úteis contados a partir de amanhã. O prazo vence em 31 de agosto.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.