Política e Administração Pública

Maia: anexo da Câmara só será construído quando o Brasil sair da crise

19/07/2016 - 21:36   •   Atualizado em 20/07/2016 - 10:23

Flávio Soares/Câmara dos Deputados
Entrevista presidente dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Rodrigo Maia: “Queremos construir uma harmonia entre o Executivo e o Legislativo para que a Câmara trabalhe de forma mais rápida."

O presidente Rodrigo Maia disse nesta terça-feira (19) que é contrário à proposta de construção, no atual momento de crise econômica, de um novo anexo da Câmara dos Deputados. A ideia havia sido lançada durante a gestão do ex-presidente Eduardo Cunha e previa inicialmente uma parceria com a iniciativa privada, que acabou não se concretizando.

“Este não é o momento de a Câmara usar recursos públicos para construir um novo anexo. Podemos modernizar no momento adequado, de crescimento econômico do Brasil. No momento de crise, não cabe esse investimento, no meu ponto de vista”, disse Maia, em entrevista coletiva no Salão Verde. “Não é uma boa sinalização para quem precisa reformar o Estado, diminuir o tamanho do Estado. Não cairia bem para os ouvidos da sociedade”, acrescentou o presidente.

Encontro com Temer
Rodrigo Maia falou também sobre a expectativa para o jantar desta terça-feira com o presidente interino da República, Michel Temer, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, no Palácio do Jaburu.

“A pauta é a superação da crise em todos os seus eixos, não apenas no aspecto econômico. Precisamos reformar o sistema eleitoral e melhorar os sistemas de controle dos gastos públicos”, disse Maia. “Queremos construir uma harmonia entre o Executivo e o Legislativo para que a Câmara trabalhe de forma mais rápida e o Congresso cumpra o seu papel e colabore com o País neste momento de crise”, destacou.

Calendário de votações
Maia deu mais detalhes da agenda que está planejando, em conjunto com os líderes partidários, para as votações do Plenário da Câmara no mês de agosto. O funcionamento das comissões permanentes da Casa será normal.

Na segunda-feira (1), haverá reunião de líderes na hora do almoço e o Plenário deverá realizar votações das 17 às 22 horas. Na terça-feira (2), o Plenário irá trabalhar durante todo o dia, das 10 às 21 horas. Já na quarta-feira (3), as votações estão previstas para acontecer até as 16 horas. Na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), os deputados estarão liberados para participar das principais convenções dos partidos com vistas às eleições municipais deste ano.

Rodrigo Maia confirmou que o primeiro item da pauta será o Projeto de Lei Complementar 257/16, que trata da renegociação das dívidas dos estados. Na primeira semana de agosto, também serão analisadas três medidas provisórias que trancam a pauta.

“Nesta quarta-feira (20), vou conversar com todos os outros líderes com quem ainda não falei, da base e da oposição, para concluir a organização da agenda”, concluiu Maia.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.