Política e Administração Pública

Rodrigo Maia se diz pronto para assumir a Presidência da Câmara dos Deputados

13/07/2016 - 19:02   •   Atualizado em 13/07/2016 - 19:10

Assista ao vivo

Primero a discursar em Plenário, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) – um dos 14 candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados –, destacou sua biografia e se disse pronto para assumir o comando da Casa. “Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública”, disse Maia.

Citando a crise econômica que atinge o País e a crise política por que passa o Parlamento, o deputado afirmou as repúblicas nunca se consolidam sem a força dos parlamentos.

“Quando a Câmara é atacada ou mal defendida , é cada um dos nossos mandato que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, finalizou.

Maia ainda citou o exemplo de ex-presidentes da Câmara, como Ulysses Guimarães, Ibsen Pinheiro, Aécio Neves e Luis Eduardo Magalhães para reforçar como pretende pautar seu mandato, caso seja eleito. “É preciso resgatar os bons modos de fazer política. Palavra empenhada é palavra cumprida”.

“O papel do presidente é buscar consenso, mas quando isso não é possível cabe ao presidente usar a chave da democracia”, disse Maia, citando o ex-presidente da Casa, Luis Eduardo Magalhães.

Quinto mandato
O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi o primei a assumir, em 2007, aos 37 anos, a Presidência Nacional do Democratas.

O deputado também foi líder da bancada na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.