Política e Administração Pública

Encerrado debate sobre fusão de ministério da Ciência e Tecnologia com Comunicações

Fusão das duas pastas foi muito criticada por representantes de entidades ligadas à pesquisa e tecnologia

15/06/2016 - 14:04  

Acabou, há pouco, a audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática sobre a fusão dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações. O debate teve a participação do ministro da pasta que resultou dessa fusão - o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações -Gilberto Kassab.

A fusão das duas pastas foi muito criticada por representantes de entidades ligadas à pesquisa e tecnologia, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Kassab defendeu a medida como necessária para a redução do tamanho da máquina pública e prometeu manter os programas do antigo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, como as pesquisas da tecnologia nuclear e de satélites.

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) cobrou um debate sobre o impacto da fusão dos dois ministérios na área das Comunicações. “Qual a posição do governo sobre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que sofreu duro golpe pelo governo provisório?”, perguntou a deputada.

Kassab disse confiar nos compromissos do presidente em exercício Michel Temer, como o direito do acesso universal à comunicação, e se prontificou a comparecer para outro debate a respeito do assunto.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.