Política e Administração Pública

Parlamentares questionam ausência de Tia Eron no Conselho de Ética

07/06/2016 - 14:18  

Assista ao vivo

Vários deputados questionaram, há pouco, a ausência da deputada Tia Eron (PRB-BA) na reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, marcada para discussão e votação do parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que pede a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.

Segundo o deputado Alessandro Molon (Psol-RJ), causa preocupação a reunião do presidente da República interino, Michel Temer, com o presidente do PRB, Marcos Pereira, nesta segunda-feira (6).

“Pode ser uma mera coincidência, mas é muito ruim para um governo que abriga tantos aliados de Eduardo Cunha que mais essa suspeita paire sobre ele.”

Molon classificou como “história da carochinha” a tese da defesa de que os recursos no exterior não sejam de Eduardo Cunha.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) espera que a deputada defenda a cassação de Cunha. “Aguardamos ansiosamente a Tia Eron, embora ela tenha dito que votará pela preservação moral da Casa. Vejo que os colegas todos compareceram e ela ainda não chegou”, afirmou.

“Atenção tia Eron, onde estiver, o único voto que tenta fazer defesa do Cunha reconhece que ele mentiu”, disse o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-BA), em relação ao voto em separado apresentado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), que pede a suspensão do mandato de Cunha por três meses.

Tia Eron, que substituiu o primeiro relator do processo no conselho, deputado Fausto Pinato (PP-SP), ainda não marcou presença na reunião. O voto dela poderá definir se o parecer será rejeitado ou não, de acordo com declarações dos outros participantes do colegiado.

O primeiro suplente do bloco parlamentar dela a chegar e assinar presença para votação foi o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que já se pronunciou contra o afastamento de Eduardo Cunha. No caso de ausência de Tia Eron, caberá a Marun dar o voto pela parlamentar.

Neste momento, os líderes falam sobre o parecer de Marcos Rogério.

Discussão
Houve uma discussão, há pouco, depois de o deputado Zé Geraldo (PT-PA) ter criticado a fala do deputado Wladimir Costa (SD-PA) em defesa do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB), que, segundo Costa, estaria pagando “um preço alto por sua audácia por enfrentar uma articulação criminosa”, ao se referir à gestão do PT no Executivo federal.

“Wladimir Costa está mais sujo que pau de galinheiro. Ele tem umas seis rádios no Pará e usa essas rádios para difamar e extorquir prefeitos”, disse Zé Geraldo.

Costa, por sua vez, voltou a afirmar que o PT é uma quadrilha. “Essa figura asquerosa e indigesta é um dos membros dessa quadrilha”, disse, ao se referir a Zé Geraldo.

A reunião do Conselho de Ética está sendo realizada no plenário 2.

Mais informações a seguir.

Acompanhe também pela página da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.