Política e Administração Pública

Deputados defendem derrubada de veto à anistia de policiais e bombeiros

O veto foi derrubado pela Câmara e agora depende de análise do Senado

24/05/2016 - 17:51   •   Atualizado em 24/05/2016 - 18:14

Assista ao vivo

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) defendeu a derrubada do veto à proposta de anistia a policiais e bombeiros que participaram de movimentos reivindicatórios de melhorias à categoria (PL 177/15). Ela afirmou que a defesa à anistia não é incompatível com a luta no campo dos direitos humanos.

“É falso dizer que defensores de direitos humanos são contra os policiais. Simplesmente o que buscamos é atuação profissional e cidadã para proteger integralmente a vida. E que não participem do crime organizado”, disse a deputada, defendendo o voto "não" ao veto.

O veto foi rejeitado por 286 deputados contra 8 votos favoráveis e 1 abstenção. Em seguida, ocorrerá a análise dos senadores.

Para o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), os policiais e bombeiros querem garantir condições de trabalho minimamente dignas. “Fica evidente que é uma decisão suprapartidária em que o que se busca é resgatar a cidadania, o direito de um conjunto de trabalhadores que lutam para garantir condições de trabalho minimamente dignas”, afirmou.

Para o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a anistia é uma forma de contemplar os movimentos reivindicatórios de policiais e bombeiros. “Garantindo aos policiais e bombeiros militares o mínimo de direitos”, afirmou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.