Política e Administração Pública

Anastasia rebate críticas de Cardozo na Comissão do Impeachment do Senado

05/05/2016 - 14:32  

O senador Antonio Anastasia, relator da Comissão Especial do Senado que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, rebateu pontos levantados pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

Sobre as características do pedido de impedimento de Dilma, Anastasia defendeu que é pacífico que o impeachment é político. O senador explicou que na Câmara houve o juízo político e no Senado haverá o juízo jurídico-político apenas na fase de instrução. “Há uma confusão em relação ao momento. O momento é muito importante. O que aconteceu na Câmara é o juízo político da admissibilidade, o que nós estamos repetindo neste momento, sem avançar no mérito. Aqui vai ser votada apenas a admissibilidade, não estamos ainda fazendo juízo de valor, não há definição de dolo, isso será feito no segundo momento, quando o processo for composto”, argumentou.

Nulidade da decisão da Câmara
As senadoras Fátima Bezera (PT-RN) e Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) apresentaram recursos à comissão pedindo a nulidade do pedido de impeachment encaminhado pela Câmara, mas o presidente da Comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), negou. Lira afirmou que a comissão não pode retirar a prerrogativa do Plenário do Senado de se manifestar sobre o caso, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF) na definição do rito do Impeachment. Ele lembrou, entretanto, que o plenário pode decidir pelo arquivamento do pedido de impeachment.

No momento, senadores discutem o parecer de Anastasia.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.