Política e Administração Pública

Criação de cargos para lideranças partidárias gera embate em Plenário

04/05/2016 - 22:06  

PSDB, Psol e outros partidos criticaram a proposta de criação de cargos para lideranças que ganharam deputados depois da janela de troca de legendas (Projeto de Resolução 88/15). O relator, deputado Beto Mansur (PRB-SP), que é o 1º secretário da Câmara, ressaltou que todas as despesas estão autorizadas. “A despesa prevista já está incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias”, afirmou. Ele disse ainda que houve acordo sobre o tema entre os líderes.

No debate em Plenário, houve críticas de parlamentares. O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), por exemplo, afirmou que não há proporcionalidade entre a distribuição dos cargos, já que partidos com 4 deputados têm direito a 8 cargos, enquanto os com 1 deputado a mais já ganham 25 cargos para montar uma liderança. A diferença é que, até 4 deputados, o partido tem apenas uma representação.

O aumento dos gastos orçamentários foi o argumento do voto contrário do PSDB. O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) disse que o momento é de austeridade e qualquer remanejamento de cargo deveria manter o número atual. “Nós não podemos pregar austeridade para fora e não termos uma atitude de coerência nesta Casa”, alertou.

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 88/2015

Íntegra da proposta