Política e Administração Pública

Plenário aprova emenda que exclui Conselho de Ética de mudança em comissões

Emenda de Alessandro Molon determina que a nova regra de substituição dos membros titulares, prevista no PRC 134, seja aplicada somente na formação do próximo Conselho de Ética, a partir de fevereiro de 2017

27/04/2016 - 18:20   •   Atualizado em 27/04/2016 - 18:25

Assista ao vivo

O Plenário aprovou, por 256 votos a 153, a emenda substitutiva do deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) ao Projeto de Resolução 134/16, da Mesa Diretora, que determina o recálculo da proporcionalidade partidária para a composição das comissões da Câmara dos Deputados. O Plenário deverá votar ainda os destaques apresentados.

No texto, também consta a mudança de regra de substituição dos membros de comissões, cujos titulares deverão ser substituídos por suplentes do mesmo partido e não do bloco parlamentar integrado pelo partido, se for o caso.

Essa mudança é feita em relação ao sistema de coleta de votos, atingindo assim os deputados que poderão ter seu voto validado.

A emenda de Molon determina que a nova regra de substituição dos membros titulares seja aplicada somente nos órgãos que serão compostos a partir da publicação da resolução. Assim, somente na formação do próximo Conselho de Ética é que ela valeria, o que deverá ocorrer a partir de fevereiro de 2017.

No texto original do PRC, as mudanças poderiam ser aplicadas inclusive no conselho, o que provocou discordâncias entre os partidos devido à tramitação do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha.

Comissões
Atualmente, o Regimento Interno prevê o uso do tamanho das bancadas de partidos ou de blocos criados no início da legislatura, antes da votação dos componentes da Mesa Diretora.

Mais informações a seguir

Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 134/2016

Íntegra da proposta