Política e Administração Pública

Somente membros da comissão de impeachment poderão apresentar questões de ordem

06/04/2016 - 15:35   •   Atualizado em 06/04/2016 - 15:53

Assista ao vivo.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), presidente da comissão especial encarregada de analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, informou há pouco que somente serão aceitas questões de ordem propostas por membros da comissão.

O objetivo, segundo o parlamentar, é evitar que o recurso seja usado por deputados não membros da comissão, o que atrasaria os procedimentos no colegiado.

Rosso rejeitou a questão de ordem levantada pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ) para reduzir o tempo previsto no pedido de vista. Lopes sugeriu prazo de uma sessão, em vez de duas, como prevê o Regimento Interno da Casa.

O deputado Wadih Damous (RJ), vice-líder do PT, por sua vez, propôs questão de ordem para conceder aos advogados de defesa de Dilma o direito à palavra durante o debate sobre o relatório.

O líder do PHS, deputado Marcelo Aro (MG) lembrou que a comissão não analisa o mérito, e sim a admissibilidade do procedimento de impeachment. “É importante termos a tranquilidade de que foi respeitada a ampla defesa e o contraditório”, disse ao observar que a defesa da presidente Dilma foi respeitada, ainda que feita de forma “superficial” pelo ministro da AGU, José Eduardo Cardozo.

Já o deputado José Rocha (PR-BA) defendeu a anulação do processo em curso no colegiado. Segundo ele, uma das questões que invalida o ato é a motivação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que deflagrou o processo por “vingança”.

Os internautas também podem assistir a reunião pelo canal da Câmara no Youtube.

A reunião ocorre no plenário 1.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.