Política e Administração Pública

Psol é contra cobrança de mestrado profissional em universidades públicas

17/02/2016 - 21:42  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou há pouco que o partido é radicalmente contra o texto já aprovado em primeiro turno da PEC 395/14. O texto permite às universidades públicas cobrar pela pós-graduação lato sensu e pelo mestrado profissional.

Neste momento, os deputados analisam destaque que retira do texto a possibilidade de cobrança pelo mestrado profissional.

Para Valente, a proposta acaba com a gratuidade do ensino nas instituições oficiais públicas. “Esse é um princípio constitucional”, disse. “Cobrar é romper com o princípio constitucional da gratuidade do ensino. É privatizar, é o interesse econômico acima da educação”, completou.

Arrecadação de recursos
Por outro lado, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que a cobrança dos cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão já é realidade em diversas universidades do mundo, públicas e privadas. “O MBA empresarial permite que a universidade arrecade fundos para financiá-lo. E eu fico abismado que partidos sejam contra universidades públicas promoverem um curso não regular e poder, com isso, arrecadar recursos”, disse Aleluia.

“Ninguém faz pós-graduação em Cuba, porque lá as pós são de péssima qualidade. Todos vão para a Bélgica, para a Franca, para os EUA, onde quem faz pós-graduação paga por isso”, completou.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) esclareceu que, durante a votação em primeiro turno do texto-base da PEC, os deputados assumiram o compromisso de aguardar a posição da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superiror (Andifes).

“E a posição da Andifes foi pela retirada dos mestrados profissionais”, disse a deputada, acrescentando que, nos debates na comissão especial, também ficaram de fora a possibilidade de cobrança dos cursos de formação de professores e as residências médicas. “Meu destaque foi para ‘despiorar’ a PEC, no sentido da gratuidade”, disse a deputada.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 395/2014

Íntegra da proposta