Política e Administração Pública

Cunha diz que não se sente derrotado com eleição de Picciani

17/02/2016 - 18:49  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que não se sente derrotado com a recondução do deputado Leonardo Picciani (RJ) ao cargo de líder do PMDB, em eleição secreta encerrada há pouco na Câmara. Cunha apoiou o deputado Hugo Motta (PB), que perdeu para Picciani por 37 votos a 30.

Cunha avalia que a perspectiva ou não de reunificação da bancada vai depender da forma como Picciani irá conduzi-la. Ele voltou a dizer que a eleição do PMDB não tem nenhuma relação direta com o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, nem com os embates entre governo e oposição dentro da bancada.

Eduardo Cunha negou a possibilidade de deixar o PMDB durante o período de “janela” aberto pela emenda constitucional que permitirá a troca de legenda. “Estou muito bem no partido e defendo a continuidade do debate interno”, ressaltou. Ele disse que não se sente isolado na bancada.

Ministro da Saúde
O presidente da Câmara confirmou que vai colocar em votação no Plenário o requerimento, apresentado por partidos de oposição, de convocação do ministro da Saúde, Marcelo Castro, para explicar os procedimentos adotados contra a epidemia de zika.

A exoneração do ministro apenas por um dia — para votar a favor de Picciani na eleição do PMDB — havia sido criticada ontem por Cunha e por líderes da oposição, devido ao momento de crise na Saúde provocada pelo mosquito Aedes aegypti.

Em entrevista na Câmara, Marcelo Castro afirmou que a convocação não é necessária, pois ele está disposto a prestar ao Congresso Nacional todas as informações do governo relativas ao combate às epidemias de zika e de microcefalia. Castro justificou sua afastamento do cargo por um dia pelo fato de ser presidente regional e único deputado do PMDB do Piauí. Segundo ele, era importante manifestar a opinião e o voto dos peemedebistas piauienses na escolha do líder da bancada.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.