Política e Administração Pública

Deputado questiona indicação de novos integrantes do Conselho de Ética

17/02/2016 - 15:31  

Assista ao vivo

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) questionou, há pouco, a indicação de novos membros para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Na terça-feira (16), ele já havia defendido a tese de que os membros do colegiado cumprem mandatos que só podem ser interrompidos com renúncia. Para Lorenzoni, quando o titular renuncia quem deve assumir é o suplente. “Se não for assim, é melhor fechar o Conselho”, disse.

O 1º vice-presidente do colegiado, deputado Sandro Alex (PPS-PR), afirmou que o Conselho de Ética está preparando uma resposta à questão de ordem levantada ontem por Lorenzoni e pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG), mas que em sua opinião pessoal esse seria o entendimento correto. “Como é uma questão complexa, está sendo preparada uma resposta à questão de ordem”, explicou.

O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) manifestou-se contrariamente ao entendimento de Lorenzoni. “Eu fui designado para um mandato de dois anos como suplente. Isso não significa que, se meu titular renunciar ou for impedido, ocorre minha posse como titular. Não fomos eleitos, fomos indicados pelo líder. É uma questão lógica. Pode até ser mudado por um projeto de resolução.”

Sandro Alex rebateu ao afirmar que o parlamentar é suplente para assumir quando o titular não puder mais ocupar o cargo.

A reunião acontece no Plenário 11.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.