Política e Administração Pública

Plenário mantém ampliação de temas da Lotex e conclui votação de MP

17/02/2016 - 00:01  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o destaque do Psol à Medida Provisória 695/15 e manteve no texto a permissão para a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) explorar outros temas além do futebol, tema para a qual foi criada.

Os deputados ainda aprovaram, por acordo, emenda do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) para permitir à Caixa Econômica Federal, operadora da Lotex, licenciar os clubes para venda do produto com remuneração de mercado. Em seguida, a sessão foi encerrada.

Com a conclusão da análise dos destaques, será enviado ao Senado o projeto de lei de conversão da MP, que também reabre o prazo para clubes de futebol aderirem ao parcelamento de dívidas previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (Lei 13.155/15). O prazo acabou em 30 de novembro de 2015.

De acordo com o relator, deputado Beto Faro (PT-PA), muitos clubes não conseguiram atender as exigências constantes na lei. O novo prazo para os times de futebol pedirem o parcelamento de suas dívidas nos moldes definidos pelo Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut) será 31 de julho de 2016.

BB e CEF
A MP também autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, e suas subsidiárias, a adquirirem participação em empresas no ramo de tecnologia da informação.

Os dois bancos públicos deverão seguir as mesmas regras da Lei 11.908/09, que permite a compra de ativos de instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário e de capitalização, além dos ramos de atividades complementares às do setor financeiro.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 695/2015

Íntegra da proposta