Política e Administração Pública

Partidos anunciam seus líderes

03/02/2016 - 18:56   •   Atualizado em 04/02/2016 - 11:04

Como acontece todos os anos, os partidos políticos escolhem no início do ano seus líderes para conduzir os trabalhos na Câmara em 2016. Nesta semana, dez partidos, entre os 27 com representação na Casa, escolheram seus líderes.

O partido precisa ter no mínimo cinco deputados para ter um líder, que tem entre as atribuições participar das reuniões do Colégio de Líderes que definem a pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados.

DEM
O novo líder do Democratas, deputado Pauderney Avelino (AM), afirmou que o ano de 2016 deve ter o mesmo ritmo e os mesmo impasses de 2015. O partido tem 21 deputados. "Nós vamos continuar na nossa linha do não à CPMF, não à criação de novos impostos e fazer com que essa comissão processante do impeachment seja instalada o mais rápido possível, para que o Brasil possa voltar aos eixos sem o PT no governo", defendeu.

PT
Outro líder que inicia seus trabalhos é o deputado Afonso Florence (BA). Eleito por aclamação dos deputados de seu partido, ele conduzirá a pauta política do PT na Câmara em 2016. "Nós identificamos como tarefa primeira derrotar a tentativa de golpe e aprovar as medidas para a retomada da atividade econômica, do emprego e da renda, com a manutenção de direitos sociais."

PCdoB/PSDB/PDT/Psol/PRB
Também foram escolhidos os líderes do PCdoB, Daniel Almeida (BA); do PSDB, Antonio Imbassahy (BA); do PDT, Weverton Rocha (MA); do Psol, Ivan Valente (SP); e do PRB, Márcio Marinho (BA).

Recondução
Foram reconduzidos ao cargo os líderes do PROS, Givaldo Carimbão (AL); do PTB, Jovair Arantes (GO); do PSD, Rogério Rosso (DF); do PR, Maurício Quintella Lessa (AL); e do PHS, Marcelo Aro (MG).

O PPS, que tem 10 deputados, definirá o seu líder após o Carnaval.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.