Política e Administração Pública

Deputados lamentam silêncio de ex-tesoureiro em audiência na CPI dos Fundos de Pensão

03/02/2016 - 15:24  

Assista ao vivo

Deputados criticaram o silêncio do ex-tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto no depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão nesta quarta-feira (3).

Ontem (2), o Supremo Tribunal Federal, concedeu um habeas corpus permitindo que Vaccari Neto ficasse em silêncio durante seu interrogatório na CPI.

O sub-relator de investimentos da CPI, Marcus Pestana (PSDB-MG), afirmou que o silêncio do depoente é desrespeitoso e revela a cumplicidade do ex-tesoureiro com o esquema de corrupção denunciado pela operação Lava Jato. “É um silêncio eloquente e revela falência de padrões éticos”, disse. Entre outras perguntas, ele questionou o papel do depoente no agendamento de reuniões entre empreiteiras e dirigentes de fundos de pensão e o papel do ex-tesoureiro na indicação desses dirigentes.

O deputado Rocha (PSDB-AC) também lamentou que o depoente não tenha se mostrado disposto a colaborar com os trabalhos da CPI. O deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) disse que o silêncio “é muito parecido com o de verdadeiros bandidos”.

Defesa
Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), primeiro vice-presidente da CPI, afirmou que a honra do depoente estava sendo ofendida.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que o direito de ficar calado é constitucional e não pode ser considerado como agravante das acusações. Ela acrescentou ainda que muitas das questões feitas ao depoente não diziam respeito aos fundos de pensão. Além disso, a deputada afirmou que relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que não houve prejuízo aos cotistas da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), quando o fundo participou de empreendimentos da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Entre esses empreendimentos, estaria o edifício Solaris, na cidade do Guarujá (SP), onde o ex-tesoureiro teria imóveis, conforme apontou, mais cedo, o relator da CPI, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR).

A audiência continua no plenário 1, com os questionamentos dos deputados.

Mais informações a seguir.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.