Política e Administração Pública

José Carlos Bumlai deve ser ouvido hoje pela CPI do BNDES

01/12/2015 - 09:03  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES remarcou para hoje o depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai. O depoimento será o último a ser ouvido antes do prazo final de trabalhos da CPI, que se encerra no dia 4 – caso não seja prorrogada.

A reunião para ouvir Bumlai estava marcada para a última terça-feira (24),  mas foi inviabilizada pela prisão do empresário em um hotel de Brasília, como parte de nova etapa da Operação Lava Jato.

Conhecido pela suposta amizade com o ex-presidente Lula, Bumlai está preso em Curitiba, acusado de obter propina por intermediar contratos de empresas junto à Petrobras.

Acusação
Bumlai é acusado de ter recebido vantagens do banco Schahin em troca de um contrato de fornecimento de navio sonda para a Petrobras por uma das empresas do grupo. Segundo o Ministério Público, o banco perdoou uma dívida de R$ 21 milhões de Bumlai depois da operação.

Os advogados de Bumlai, Conrado de Almeida Prado e Lyzie de Sousa Andrade, pediram ao presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), a dispensa do pecuarista e já anteciparam que ele vai permanecer calado no interrogatório. Os advogados alegaram que o deslocamento de Bumlai de Curitiba, onde está preso, a Brasília, "somente trará gastos desnecessários à máquina pública e em nada contribuirá para os trabalhos".

Marcos Rotta não respondeu ao pedido e o deslocamento de Bumlai já foi autorizado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, bem como pela Polícia Federal.

De acordo com o presidente da CPI, depois do depoimento de Bumlai serão necessárias quatro reuniões para análise e votação do parecer do relator, deputado José Rocha (PR-BA).

Rotta quer a prorrogação da comissão por mais 15 dias, mas a medida depende de aprovação do Plenário da Câmara. "Mas se houver uma decisão para concluir os trabalhos dia 4, já apresentarei meu relatório nesse dia", afirmou.

Na CPI , vários deputados pedem a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias e a convocação de outros depoentes.

A reunião está marcada para 14h30, no Plenário 13.

Da Redação - MT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.