Política e Administração Pública

Executivos dizem que Usiminas foi obrigada a demitir 4 mil trabalhadores

26/11/2015 - 11:28  

Assista ao vivo

O presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, e o presidente do conselho de administração da empresa, Marcelo Gasparino da Silva, disseram há pouco, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que a metalúrgica está sendo obrigada a demitir 4 mil trabalhadores na unidade de Cubatão (SP) para preservar outros 16 mil empregos gerados pela companhia.

Eles deram essa informação ao responder a uma pergunta do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP), que questiona a destinação de empréstimos do BNDES no valor total de R$ 2,3 bilhões — que não impediram a empresa de anunciar a paralisação, a partir de 31 de janeiro, da produção primária de aço.

“Essas demissões vão afetar milhares de pessoas em uma região já prejudicada pelo desemprego e pode ter impacto profundo nos serviços básicos do município de Cubatão”, disse o deputado.

Expectativa frustrada
Segundo o presidente da empresa, a Usiminas fez investimentos com a perspectiva de crescimento econômico e de aumento da demanda de aço pela indústria automobilística e naval – para a exploração do petróleo do pré-sal –, mas nada disso se confirmou. “A indústria automobilística previa 5 milhões de unidades e produziu apenas 2,5 milhões”, disse Souza.

“O nosso orçamento para 2015 era muito mais otimista do que o realizado”, afirmou o presidente do conselho de administração da Usiminas. Segundo ele, a paralisação da atividade em Cubatão foi decidida pelo conselho da empresa, depois que o representante dos controladores da companhia alertou para o risco de a Usiminas não ter condições de cumprir seus compromissos financeiros em 2016 se não fossem feitos cortes.

“O representante dos trabalhadores, diante do risco que a situação representa para os demais 16 mil empregados, também votou a favor da paralisação”, disse.

A reunião ocorre no Plenário 7.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.