Política e Administração Pública

Começa a reunião da CPI do BNDES para ouvir executivos da Usiminas

26/11/2015 - 09:50  

Assista ao vivo

Começou há pouco a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES convocada para ouvir dois executivos da siderúrgica Usiminas: o presidente da empresa, Erwin de Souza, e o presidente do conselho de administração, Marcelo Gasparino da Silva.

Os dois foram convocados a pedido do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP), que questiona a destinação de empréstimos, no valor total de R$ 2,3 bilhões, concedidos pelo BNDES à siderúrgica em 2006 e em 2011.

Segundo o deputado, o financiamento foi concedido pelo banco público para que a empresa investisse em modernização e ampliação da capacidade das usinas de Ipatinga (MG) e Cubatão (SP), bem como de um porto adquirido no litoral do Rio de Janeiro.

“Ocorre que, mesmo tendo recebido os montantes mencionados, os gestores da empresa decidiram por demitir e fechar sua filial em Cubatão, em total dissonância com aquilo que afirmaram quando do pedido de empréstimo requerido e adquirido junto ao BNDES”, alegou o deputado, ao justificar a convocação dos executivos.

Depoimento de Bumlai
Além dos executivos, a CPI do BNDES só tem mais um depoimento marcado, o do pecuarista José Carlos Bumlai, preso na última terça-feira horas antes de comparecer à comissão. Ele está preso em Curitiba, acusado de obter propina ao intermediar contratos de empresas junto à Petrobras.

O depoimento de Bumlai, conhecido pela suposta amizade com o ex-presidente Lula, está marcado para a terça-feira (1º), três dias antes do prazo final de trabalhos da CPI, que se encerrará no dia 4 (caso não seja prorrogada).

Os prazos preocupam os integrantes da comissão. De acordo com o presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), depois do depoimento de Bumlai serão necessárias quatro reuniões para análise e votação do parecer do relator, deputado José Rocha (PR-BA). Ele quer a prorrogação dos trabalhos da CPI por 45 dias, mas a medida depende de aprovação do Plenário da Câmara.

A reunião ocorre no Plenário 7.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.