Política e Administração Pública

PSDB e DEM anunciam obstrução depois de cancelamento da reunião do Conselho

19/11/2015 - 13:06  

Assista ao vivo

PSDB e DEM anunciaram que vão tentar impedir as votações desta quinta-feira(19) em protesto contra a decisão da Presidência que anulou a reunião do Conselho de Ética marcada para a leitura do relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ao processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha.

A reunião foi aberta pela manhã e suspensa após discussão entre os membros do Conselho. A decisão da Presidência foi tomada depois que os deputados Manoel Júnior (PMDB-PB) e André Moura (PSC-AL) afirmaram que a reunião feriu o Regimento Interno por ter aguardado mais de meia hora para o início e por continuar reunida mesmo depois do início da Ordem do Dia.

Para o deputado Nilson Leitão (PSDB-PR), ficou a impressão de que a sessão do Plenário foi marcada para atrapalhar o Conselho de Ética. "Isso que ficou parecendo diante das circunstâncias e das atitudes tomadas”, disse.

Para o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a anulação do Conselho foi errada. “Essa decisão deixa o plenário em má posição”, disse.

Tentando costurar um acordo, o líder do PSC, deputado André Moura (SE), sugeriu a votação de apenas uma matéria para permitir que as comissões se reúnam após as votações. “Vamos votar apenas a MP 691 e depois encerrar as votações para dar tempo às comissões”, sugeriu.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.