Política e Administração Pública

Começa reunião da CPI da Petrobras em Curitiba; José Dirceu será ouvido

31/08/2015 - 10:09  

Começou há pouco a reunião da CPI da Petrobras convocada para tomar depoimento de cinco presos acusados pela Operação Lava Jato de envolvimento em irregularidades na Petrobras. A sessão da CPI ocorre na sede da Justiça Federal em Curitiba (PR). Um dos depoentes é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Ao todo, a comissão pretende ouvir 13 pessoas e fazer pelo menos uma acareação até quinta-feira. Além de José Dirceu, serão ouvidos hoje o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada, e três empresários.

Dois são executivos da empreiteira Andrade Gutierrez: Otávio Marques de Azevedo e Elton Negrão de Azevedo. O terceiro é João Antonio Bernardi Filho, representante no Brasil da empresa italiana Saipem.

Acusações
O ex-ministro da Casa Civil foi preso quando cumpria pena de 7 anos de prisão em regime domiciliar por envolvimento no mensalão. O Ministério Público suspeita que a empresa de consultoria dele recebeu dinheiro desviado da Petrobras. Ele nega.

Jorge Zelada foi o sucessor de Nestor Cerveró, também preso pela Operação Lava Jato. Ele foi acusado de receber propina pelo ex-gerente de Serviços Pedro Barusco.

E os dois executivos da Andrade Gutierrez vão responder as acusações de que a empreiteira pagou propina a diretores da Petrobras em troca de seis contratos, com valor total de R$ 4 bilhões. Eles e a empresa também negam a acusação.

Até quarta-feira, a CPI pretende ouvir também o presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e fazer uma acareação entre o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, e o empresário Augusto Mendonça Neto.

Mendonça fez delação premiada e disse que pagou propina para Duque e Vaccari. Os dois negam.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.