Política e Administração Pública

Câmara aprova minirreforma eleitoral; destaques serão votados semana que vem

09/07/2015 - 15:52   •   Atualizado em 09/07/2015 - 18:59

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o substitutivo do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 2259/15). Entre outros pontos, o texto trata de limites das doações para campanhas, do tempo gratuito de rádio e TV, do prazo de campanha, da prestação de contas e da quantidade de candidatos.

Para permitir mudanças pontuais a serem apresentadas por meio de emendas aglutinativas, a análise dos destaques e das emendas será feita em sessão extraordinária na próxima terça-feira (14) pela manhã.

Candidatas mulheres
Rodrigo Maia fez mudanças em relação ao texto apresentado ontem. Entre as sugestões aceitas destaca-se a proporção de recursos do Fundo Partidário que os partidos terão de destinar às campanhas de mulheres para cargos proporcionais (vereador e deputados).

Em vez de começar com 30% dos recursos do fundo que o partido deverá destinar a todas as campanhas e diminuir para 20% e 15% nas quatro próximas eleições, o relator definiu que o montante para as campanhas de mulheres variará de 5% a 15% nas três primeiras eleições seguintes à futura lei.

Mais informações a seguir

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.